quinta-feira, 28 de maio de 2015

Fibra de Super Bonder com Papel: Solução para quando o Super Bonder não Cola

Em meus consertos diversos (normalmente à pedido de minha esposa), pude perceber que você pode colar muito mais do que não pode com o Super Bonder (Cianocrilato) - vou chamá-lo de SB.

Nunca tive paciência de ficar testando que cola pode funcionar numa peça, ou seja, o que cola e o que não cola: Super Bonder, Araldite (cola epóxi), Durepóxi, etc., etc., etc.

A alternativa foi fazer a mesma coisa que é feita com a fibra-de-vidro, o que deu certo e dá sempre certo! Porém, este método só pode ser feito em superfícies não aparentes, pois não dá um aspecto não muito agradável, apesar de muito resistente!

Antes de tudo, se você tentou colar algo com o SB e não conseguiu, 1º verifique se você lixou a superfície a ser colada, pois o SB não cola em superfície lisa. Veja também se você segurou a peça a ser colada por mais de 10 segundos, como dito no manual. Nota: muitas vezes 10 segundos não são suficientes, assim, você deve deixar a peça pressionada até colar - pressione 10 segundos, mexa levemente a peça, se movimentar, continue pressionando, e assim por diante...

Se o método tradicional não deu certo, vamos para o plano B, que é nada mais que o princípio da técnica da fibra-de-vidro, fibra-de-carbono e todas as outras: são fibras entrelaçadas coladas em camadas intercaladas: tecido de fibra sobre cola. Note que a fibra, por si só, não oferece nenhuma resistência, mas quando unida com as outras faz milagres! Também é assim com as fibras de celulose (papel, sim, papel!).

Vamos nós: você vai precisar de papel toalha de cozinha, como Snob, Kitchen, etc., pois são os que mais absorvem o SB, uma pinça com ponta fina, estilete, tesoura e uma lixa (ou o estilete mesmo).

1 - Lixe ou raspe bem a superfície a ser colada. Se você não puder lixar, pode raspar a superfície com a ponta de um estilete, é mais fácil e atinge locais estreitos que a lixa não alcança, com a mesma eficiência de colagem.

2 - Aplique uma pequena camada de SB. Pingue 1 gota e vá deixando-a espalhar sozinha. Fique tranquilo, pois o SB não vai secar rapidamente, pois você não conseguiu colar a peça com ele, não é mesmo?

3 - Corte um pedaço de papel toalha, sem deixar excessos. Com uma pinça com pontas bem finas (senão o SB vai colar nela) encoste a ponta do papel na película de SB. Conforme o papel vá aderindo, pressione o papel com a ponta da pinça com pontadas rápidas, para que a pinça não cole no papel (isso acontece! Se acontecer não se desespere, use um estilete para soltar o pinça do papel e continue o procedimento, não se importe se o papel rasgar ou secar, pingue um pouco de SB e continue pressionando) Lembre-se, se encharcar o papel ele vai endurecer muito e não aderir na peça. Neste caso, arranque o papel, limpe a superfície com papel toalha (não se importe se grudar pedaços de papel e comece a colagem de novo).

4 - Agora é aplicar a 2ª camada de papel. Pingue SB sobre a 1ª camada, deixando espalhar da mesma maneira do passo anterior e aplique então o papel. Você vai perceber que ele colará muito mais fácil sobre o papel do que sobre a superfície. Está sendo formada a fibra!

5 - Continue a sequência de papel sobre SB até chegar numa espessura em que você perceba que a peça ofereça uma certa resistência. Normalmente eu uso de 3 a 7 camadas de papel, dependendo do esforço que a peça fará.


Boa sorte! Você vai conseguir colar o que todo mundo normalmente desiste!




Nenhum comentário:

Postar um comentário